Tópicos da discussão:
1. Ribeirão das Neves: Localização, dados gerais, problemas de ordem política e social, canalização e assoreamento dos cursos d'água e deficiência no sistema de coleta de esgoto e abastecimento de água. Obras do PAC.
2. Belo Horizonte: Aspectos gerais do saneamento na cidade, Ribeirão Arrudas e Ribeirão do Onça,
3. Recursos hídricos nas cidades: preservação de recursos naturais X prestação de serviço à sociedade
4. ABC Paulista: Paralelo entre aspecto regional e aspecto global, localização da Bacia hidrográfica do Alto Tietê, análise urbana geral.
5. 5.1 Vancouver: Localização e dados gerais, saneamento e preservação dos recursos, planejamento e preservação ambiental
5.2 Bacia do Rio Fraser:Conselho – soluções, desafios e iniciativas
As correlações entre os contextos brasileiro, belo-horizontino e mundial.
Foram analisados no trabalho os aspectos problemáticos do saneamento urbano em cada uma das cidades. Bem como as principais fontes de água de cada região e como elas são utilizadas.
Dentre todas as peculiaridades abordadas no trabalho, a maior disparidade se faz em relação ao manejo dos cursos d'água que passam por centros urbanos. A diferença está, basicamente, em tratar o rio (córrego, canal ou similar) como problema a ser escondido e, assim, mais facilmente ignorado; ou como parte do espaço, com significado e sentido na paisagem urbana.
No primeiro caso, se encaixam Ribeirão das Neves, Belo Horizonte e a grande maioria das demais cidades brasileiras, uma vez que esse já se tornou o costume nacional. O Ribeirão Arrudas é um exemplo em Belo Horizonte. O rio foi canalizado e coberto por asfalto sem receber tratamento, dando lugar a uma grande avenida.
Diferentemente dos casos que já conhecemos na Europa, por exemplo, onde os cursos d'água em área urbana fazem parte da vida e identidade da cidade. Chegando, muitas vezes, a se tornarem cartão-postal e ponto turístico.
Além disso, é notável a diferença de planejamento e soluções adotadas pelos governos e autoridades locais das cidades analisadas. Se, de um lado, Vancouver possui um Conselho que trabalha pelo uso responsável e preservação da Bacia do Rio Fraser, além de toda a política ambiental da cidade e do Canadá; cidades brasileiras como Ribeirão das Neves, ainda engatinham no desenvolvimento urbano e ainda precisam resolver problemas primários de falta de saneamento básico.
Situações de maior interesse.
Problemas de Ribeirão das Neves
• Insuficiência de investimentos em saneamento;
• A intensa poluição dos recursos hídricos;
• Deficiência no sistema de drenagem (enchentes e erosão);
• Ocupação de várzeas;
• Destinação irregular do lixo, mesmo existindo sistema de coleta;
• Redução de áreas verdes e a poluição do ar.
Todas essas situações existem não somente pela ausência de planejamento, mas pela descontinuidade da atuação administrativa.
Ranking do Saneamento Comparativo da região Metropolitana de Belo Horizonte
01 - Índice Atendimento Total de Água(%) = População Atendida com Água / População Total
02 - Índice Atendimento Total de Esgoto (%) = População Atendida com Esgoto / População Total
03 - Índice de Perda Total (%) = Volume de Água Produzido/ Volume de Água Faturado
Fonte: SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES SOBRE SANEAMENTO - SNIS 2008
Conselho da Bacia do Fraser - Vancouver
ONG composta por 36 diretores, com o objetivo de promover a sustentabilidade da Bacia do Fraser assistindo às comunidades na reconciliação dos interesses sociais, econômicos e ambientais conflitantes.
A Organização acompanha e facilita os processos relacionados à solução de problemas da Bacia. Além de elaborar e acompanhar projetos e ainda, trabalhar pela conscientização da população para a sustentabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário