Tópicos da discussão:
1 Cidades Jardim: Definição, características e historia.
2 Village Homes: Definição, características e historia.
3 Leis no Brasil: Condomínios horizontais , condomínio residencial.
4 O Marketing imobiliário
5 O novo Urbanismo: Flórida/EUA
6 Liberdade Vigiada
7 Nova Lima - BH
As correlações entre os contextos brasileiro, belo-horizontino e mundial.
A primeira relação que o grupo fez com outros contextos foi citando os exemplos de Cidades Jardim e Village Homes pelo mundo, de como elas chegaram da Europa para América e de como foi aceita. Fizeram uma relação também dos condomínios na Flórida, destacando o quanto o marketing do mercado imobiliário é forte nessa região e caracteriza e descreve um Condomínio “ Disney World Celebration”, um projeto que foi minuciosamente projetado. Além de citar a suburbanização americana comparando-a com os condomínio do Brasil. (ex: Nova Lima- BH).
Situações de maior interesse.
Village Homes
Empreendimento com preocupação ecológica, motivados pelo movimento ambientalista. Começou a ser construída em 1973 em terras agrícolas com objetivo de criar uma comunidade modelo, com vizinhança, visando sempre as questões ambientais ( conservação de energia, coleta seletiva de lixo, aproveitamento de compostagem, reaproveitamento da agua da chuva, produção de alimentos no local, redução do uso de automóvel).
O Novo UrbanismoDefende a expansão suburbana, onde aumentando a densidade e permitindo usos múltiplos , estaríamos diminuindo a degradação ambiental, para os ambientalistas o aumento de densidade salva áreas e cultivadas e reservas naturais . Como consequência disso tem o aumento de condomínios fechados.
A desvantagem do Novo urbanismo é que não oferece nenhuma solução para os problemas urbanos já existentes. Em compensação oferece mais uma opção de escolha para a classe média branca. (Negros e imigrantes são deixados de fora nos EUA)
Por: Carla Moreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário