Como o grupo desenvolveu o tema?
Tópicos da discussão:
1. Introdução geral; Surgimento de favelas:
Êxodo Rural·
Crescimento desordenado·
Especulação Imobiliária
2. Gráficos; Favelas pelo Mundo
3. Belo Horizonte
3.1 Falta de planejamento com os operários da construção da capital
3.2 Surgimento das favelas
3.3 Favelas da capital
4. Rio de Janeiro
4.1 Surgimento das Favelas;
Guerra de Canudos;
Modernização da cidade;
Êxodo; Especulação;Crescimento desordenado
4.2 Favelas Cariocas
4.3 Auto Construção
5. Saneamento Básico em Belo Horizonte
6. Saneamento Básico Rio de Janeiro
7. Políticas de Intervenção
As correlações entre os contextos brasileiro, belo-horizontino e mundial
A partir do tema, Favela e Saneamento Básico, o grupo correlacionou Belo Horizonte e o mundo através de seus contextos históricos. Após a Revolução Industrial, com todos os acontecimentos, o mundo passou a ter uma nova visão perante o crescimento e a urbanização. A Revolução impulsionou não só a Europa, mas todos os outros países com visão de desenvolvimento, progresso e evolução.O “rural” desejou as cidades, o êxodo começou, então, a crescer cada vez mais. Os crescimentos das cidades ficando cada vez mais incontrolável e as pessoas, assim, sem terem para onde ir. Belo Horizonte, Brasil e o mundo, todos seguindo os mesmos acontecimentos, diferenciados apenas por suas datas.As favelas surgindo cada vez maiores, a falta de organização, a miséria e a falta de condições mínimas de sobrevivência e habitação. Isso e muito mais só piora a atual situação mundial. Não só no Rio de Janeiro ou em Belo Horizonte, mas por todos os lugares, seguir políticas de intervenção ajudaria na melhoria de vida dos menos favorecidos e assim, tentaria solucionar alguns dos problemas que as favelas enfrentam no Brasil e no mundo.
Situações de maior interesse
1. Vila Viva
O Programa Vila Viva é um grande exemplo do que deveria ocorrer em todas as favelas. É um programa que engloba obras de saneamento básico, construção de
casas habitacionais, erradicação de áreas de risco e muito mais. Após o término da urbanização as escrituras dos lotes são entregues aos ocupantes. Nada mais digno e justo do que um programa com tanta melhoria de vida para essas pessoas, sem condições financeiras e que vivem a tanto tempo na miséria.
São programas assim que deveriam haver por toda parte. No Rio de Janeiro, as UPP (Unidade de Policia Pacificadora), são um grande exemplo de programa bem sucedido. Já pacificaram duas das maiores favelas cariocas. Hoje são favelas tranqüilas e os moradores podem viver sem ordem de nenhum traficante. Não há mais violência e nem bandidos. Aos poucos o mundo vai caminhando e aos poucos as melhorias vão surgindo.
2. O que são as Favelas
As Favelas são, em sua essência, assentamentos espontâneos e nada convencionais. Surgiram aos poucos e, hoje, são inúmeras as existentes. Ocupam áreas de domínio Público ou particulares que foram abandonadas e, em sua maioria, terrenos irregulares onde não poderia haver casas. As pessoas que ali moram são da classe pobre da população e passam por várias dificuldades.
As casas construídas são conhecidas como “auto construção”, feitas pelos próprios moradores e com matérias algumas vezes precários. Muitas casas ao menos são de alvenaria, as pessoas utilizam o que podem e papelão também aparece por diversas casas na favela. Como se já na fosse suficiente a carência de serviços básicos de habitação e sobrevivência, os moradores sofrem muito com traficantes e outros bandidos que dominam e tomam conta de toda a favela. Hoje, no Rio de Janeiro, a maior parte está pacificada e fora de perigo, mas são muitas as que ainda precisam de auxílio do governo para, então, poderem viver uma vida melhor e mais tranqüila.
Nenhum comentário:
Postar um comentário