segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Reconversão em Florença – Parte 3

O prédio do Museu Nacional de São Marcos é um antigo convento dominicano do século XIII que foi reconstruído por Michelozzo em meados do século XV, a partir de uma incumbência de Cosme de Médici. Alguns traços, contudo, se conservam de seu desenho primitivo.

Museu de São Marcos

Em 1808 o convento foi expropriado, por força da invasão napoleônica. Devolvido aos monges depois da queda de Napoleão, foi novamente confiscado em 1866 pelo Estado Italiano, num movimento de supressão de ordens religiosas. Entretanto, o conjunto foi declarado monumento nacional e aberto ao público três anos depois. Atualmente parte do edifício é ocupada pelo museu e o claustro interno ainda serve a uma comunidade monástica.
O ambiente mais notável do complexo é, talvez, a grande Biblioteca, com delgadas colunas de sustentação do teto abobadado. A Biblioteca teve grande parte de sua coleção transferida para a Biblioteca Laurenciana no século XIX, mas ainda possui mais de uma centena de livros corais iluminado da Idade Média e do Renascimento, bibliografia de teologia e filosofia, e parte da coleção de Giorgio La Pira.

Biblioteca do Museu de São Marcos 

 Museo di San Marco, Piazza di San Marco, Firenze - Italia

  
Fonte: http://fundacaomaitreya.com ; Wikipédia Enciclopédia Livre.

Por: Elizane Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário