Tópicos da discussão:
1. 1 Contextualização
2 . Análise das cidades estudadas:
2.1 Belo Horizonte: História urbana.
2.2 Nova Iorque: História urbana.
3. Alternativas eficazes
3.1 Cidade do México
3.2 Londres
3.3 Paris
3.4 Copenhague
4. Conclusão.
- As correlações entre os contextos brasileiro, belo-horizontino e mundial.
A partir do tema, Mobilidade urbana o grupo relacionou a situação de Nova Iorque e Belo Horizonte destacando e comprando os meios de transporte em cada uma delas (Metrôs, ciclovias, ônibus, Trafego). Apontando as principais diferenças e características. O trabalho faz uma relação também com cidades que possuem alternativas eficazes que podem ser usadas no Brasil e em Belo Horizonte, como exemplo citaram a Cidade do México que por ter muito engarrafamento tiveram que investir no transporte público, além de ter leis de uso e ocupação do solo bastante rigoroso para construção de novos empreendimentos. Outro exemplo, foi a cidade de Londres que usou um meio de pedágio urbano para dificultar e diminuir a viabilidade do automóvel particular , diminuindo o transito. Já Paris, criou um projeto para melhorar a cidade para o futuro com proposta para mudanças no meio ambiente, transporte e arquitetura. Por último, citaram Copenhague que fizeram a inserção de vagões para ciclistas no metrô, possibilitando que cada individuo se locomova de forma dinâmica ,compartilhando de vários meios de transportes. Alguns Lugares do Brasil e Belo Horizonte usam alguns desses exemplos e o grupo relacionou essas cidades com o que acontece aqui.
· Situações de maior interesse.
1. Metrôs e ciclovia em Belo Horizonte.
O número de habitantes foi muito maior do que o planejado na construção da metrópole o que acelerou muito a urbanização na cidade. Atualmente Belo Horizonte conta com 19 estações de metrô e atende e a capacidade de 1030 passageiros. Os principais problemas são que o metrô é pequeno, tem pouca demanda e não atende a todas as regiões. Há projetos pra investimentos no aumento e melhoria no transporte em Belo Horizonte.
Outro meio usado para transportar na metrópole são as bicicletas. Ciclovias estão sendo construídas pra melhor atender aos ciclistas. A expectativa que no final de 2012 a cidade contará com 150 km de ciclovias.
Mesmo possuindo um sistema enorme e extensivo de vias públicas e vias expressas, Nova Iorque não está livre dos problemas de trânsito. Nova Iorque é considerado um dos lugares mais congestionados do mundo. Seis de cada dez pessoas usam ou transporte público ou vão a pé para o trabalho, o meio de transporte coletivo mais eficaz é o metrô.
Congestionamentos, estacionamentos e pedágios caros, dificuldade para estacionar são frequentes na cidade, por esses motivos mais de 65% da população não possuem carro e contam com um excelente sistema de transporte público.
Metros em Nova Iorque
Relatório feito por Carla Moreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário