quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Segregação Sócio Espacial – Habitação Social - Cidades estudadas: Amsterdã, Frankfurt, Berlim e Rio de Janeiro

Como o grupo desenvolveu o tema?
Tópicos da discussão:


1. O capitalismo
2. Ocupação do solo urbano
3. A segregação
4. Experiências habitacionais em Frankfurt
5. Berlim Habitações
6. Amsterdã
7. Segregação no Brasil
Belo Horizonte
Minha casa Minha vida

As correlações entre os contextos brasileiro, belo-horizontino e mundial

Estudando o tema, Segregação e Habitação Social, vemos como o capitalismo surgiu e toda sua influência no mundo atual. Com o capitalismo ocorreu a expansão dos negócios, acumulo de riquezas e, o mais importante, o lucro. E mais uma vez, a Revolução Industrial, tem seu papel na história. A qual estimulou e fortaleceu o sistema capitalista, fazendo com que se espalhasse e desenvolvesse por todo o mundo. Mas nem tudo foi só lucro e avanço, surgiram também, os problemas. Trabalhadores se mudavam a todo o momento para as cidades em busca do “lucro” do capitalismo. Com isso, aumento do número de desempregados e conseqüentemente queda da mão de obra, resultando em baixos salários e segregação sócio-espacial. Proletários vivendo cada vez em condições piores e a burguesia sempre lucrando. Essa se tornou a realidade mundial por muito tempo, até que houvesse melhorias e diversas revoluções. O mundo subiu e desceu em seu nível de vida para a população e, hoje, proletariados ainda sofrem com o baixo nível de renda, mas o Governo já surge com diversos Programas para ajudar e auxiliar.

Situações de maior interesse

1. Minha casa, minha vida
Minha casa, minha vida, é um novo Programa do governo para ajudar família de baixa renda a obter sua primeira casa própria. Comprovando sua renda o comprador pode, então, financiar de dez a trinta anos, pagando quando a habitação estiver pronta ou tendo outras escolhas de pagamento. O Governo tem investido muito nos últimos anos em Programas assim, tentando auxiliar a população de baixa renda e oferecendo novas oportunidades.

O investimento do Governo chegará a 1 Bilhão de Reais e beneficiará famílias com até dez salários. Mas como sempre, nem tudo é simples e sem problemas. Muitos reclamam da Burocracia e Fragilidade da fiscalização, e diversos empreendimentos são entregues sem atender às especificações do Governo, o que deixa muitos duvidosos.




2. Segregação Sócio-Espacial
Segregação Sócio-espacial é denominada pelas diferenças espaciais entre os ricos e pobres. Aumenta visivelmente essa diferença no cotidiano e tem diversas conseqüências como empobrecimento dos laços sócias, efeitos na educação, desigualdade dentro do mercado de trabalho e vários outros.

Mas não é de hoje que a segregação tem sua tradição na sociedade, pois, desde a antiguidade a população já conhecia diversas formar de segregação sócio-espacial. Cidades antigas e suas primeiras formações já possuíam divisões definidas socialmente, o que só mostra o quanto isso vem se agravando ao longo de décadas.
A classe alta só mostra que controla e produz o espaço urbano de acordo com seus interesses, deixando os proletários sem alternativas. Isso nos deixa claro em como a segregação não é somente um fator de divisão de classes, mas também, um instrumento de controle do espaço.









Postado por: ELIZANE REIS




Nenhum comentário:

Postar um comentário