quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Reconversão Urbana Puerto Madero – Rio de Janeiro – Docklands - Carlos

  • Como o grupo desenvolveu o tema?


Tópicos da discussão:


1. O que é reconversão urbana?

2. A globalização e a reconversão.

3. Reconversão em zonas portuárias

4. Crescimento dos portos X Crescimento das cidades

5. Objetos de estudo

5.1 Docklands

5.2 Puerto Madero

5.3 Tate Gallery

5.4 Porto do Rio de Janeiro

6. Conclusão

7. Reconversão Urbana em Belo Horizonte


  • As correlações entre os contextos brasileiro, belo-horizontino e mundial.


Primeiramente o grupo discutiu o conceito do tema, reconversão urbana, a fim de introduzir a e inserir o conceito no conteúdo estudado. Assim, reconversão urbana é o processo de recuperação de áreas urbanas que sofrem transformações à medida que a dinâmica urbana é alterada, principalmente com o processo de globalização que influi diretamente no modo de pensar e na cultura da população.

Chega-se a discussão da importância em manter e revitalizar zonas portuárias, já que elas, desde as grandes navegações, são centros financeiros de trocas de mercadorias. Mas para revitalizar é necessário entender o espaço, o capitalismo no qual precisa construir um espaço de tecnologias, infraestruturas, e mão de obra que facilite o acumulo de capital; as mudanças das políticas urbanas; e a mudança do cotidiano local e o consumo do espaço renovado. Além do mais a relação da importância dos portos está diretamente ligada ao crescimento da cidade ao qual ele está inserido, principalmente após a Revolução Industrial, que a troca de mercadorias ficou ainda mais intensa e as cidades começaram a crescer intensamente.

O grupo focou o estudo nos portos de Docklands, zona portuária de Londres, Puerto Madero e no porto do Rio de Janeiro.

Docklands: zona portuária londrina; foi do maior centro da hegemonia do comércio marítimo em no século XIX ao declínio com a crise de 1960, que levou a altas taxas de desemprego. Nesse momento se iniciou um processo de revitalização, instalando os portos longe dos centros, onde o custo de manutenção era menor e isso também gerou mudanças na malha urbana, já que as pessoas procuraram se migrar para perto desses portos. Vários planos do governo surgiram, como o London Docklands Strategic Plan que incentivava a instalação de indústrias locais e a implantaçaõa de habitações com interesse social, e, isso, contribuiu para maiores mudanças.

Puerto Madero: localizado em Buenos Aires, Argentina. Iniciou-se sua construção em 1897, porem devido a problemas a construção foi abandonada e só foi resgata em 1989 com a ideia de resgatar a velha zona portuária para integrar a cidade ao Rio de la Plata. Essa mudança política e econômica proporcionou mudanças na estrutura urbana e marcou, principalmente, a segregação espacial separada visivelmente pela Puente de la Mujer, símbolo d segregação.

Porto do Rio de Janeiro: localizado na cidade do Rio de Janeiro na Baía de Guanabara o porto se tornou principal ponto de troca, importação e exportação, na época da mineração. Mas foi a partir de meados do século XIX que o porto foi sofrendo transformações devido à necessidade em atender o crescimento do comércio .

  • Situações de maior interesse.


1. Porque fazer uma reconversão urbana?

As estratégias propostas de reconversão urbana, em sua maioria são comuns às intervenções estudadas. Ainda com todas as diferenças entre casos, o objetivo de estimados incentivos e os benefícios previstos são os mesmos.

Os principais motivos de transformações urbanas são reabilitação de áreas abandonadas, ou degradadas que perderam a sua função social antiga, reocupar e reutilizar o edificado existente, compactar a cidade consolidada aumentando a qualidade ambiental e a eficiência energética, manter, recuperar, valorizar e requalificar os equipamentos coletivos e o espaço público, reintegrar a paisagem como edificação coletiva e de identidade da população, manter a memória da cidade, restaurar o patrimônio histórico, arquitetônico e paisagístico, valorização do patrimônio cultural material e imaterial, promover melhoria da urbanidade para habitantes e usuários das áreas, e estimular a diversidade de ocupação e a complementaridade de usos e funções, reforçar as funções econômicas e os pequenos negócios, ampliar o acesso à moradia com diversidade social, articular investimentos públicos/privados, uso e ocupação democrática, cidadã e participativa, permanência população residente e atração de novos e reversão do processo de expansão periférica e excludente.


Porto do Rio de Janeiro (uma das zonas portuárias em reconversão estudada pelo grupo)

Porto do Rio de Janeiro


2. Impactos da reconversão

Os objetivos muito nobres, e a par de como realizar a reconversão urbana, baseados em exemplos de outras décadas, contudo as propostas ainda são acompanhadas de criticas.

Algumas são perdas de identidade com a população local, abordagem limitada na medida em que abrange apenas o universo muito restrito de edifícios, a nova retórica reduz a reabilitação urbana a uma oportunidade de negócio, os novos empreendimentos agravaram os problemas sociais da população local. Primeiro, aumentaram o desemprego, pois a maioria dos empregos criados necessita de mão-de-obra altamente qualificada, implantação apenas de moradias de alto custo, crise no sistema de transportes. O tamanho dos empreendimentos, e a falta de infraestrutura, fazendo com o que os acessos não suportassem a demanda de passageiros e entrasse em colapso.

Puerto Madero em 1989, início da reconversão

Puerto Madero em 2011

Relatório feito por Ana Claudia Irffi

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